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NOTÍCIAS   30/10/2013
Juan Valdez Café obtém lucro recorde ao fechamento do terceiro trimestre

As lojas de café colombiano Juan Valdez registraram lucros recordes no terceiro trimestre do ano, em benefício dos cafeicultores colombianos. As receitas operacionais da Procafecol, que administra a cadeia de lojas, acumulados entre janeiro e setembro de 2013, alcançaram 104,213 bilhões de pesos (US$ 55,29 milhões), um crescimento de 20% com relação aos 87,091 bilhões de pesos (US$ 46,20 milhões) registrados no mesmo período de um ano atrás, enquanto os lucros foram de 3,805 bilhões de pesos (US$ 2,02 milhões) entre janeiro e setembro de 2013, disse a Federação Nacional de Cafeicultores.

“As lojas Juan Valdez, assim como todos os projetos de valor agregado, são uma aposta de futuro dos cafeicultores da Colômbia”, disse o presidente da Procafecol S.A., Hernán Méndez Bages. Ele disse que o crescimento no número de lojas locais, assim como a abertura de novas lojas em mercados estratégicos fora da Colômbia, a maior presença em cadeias de supermercados e o crescimento de clientes do canal institucional, também tiveram um papel chave nesse crescimento acelerado das vendas da companhia.

Até agora, há 244 lojas Juan Valdez Café, disse Méndez. Desse número, 169 estão em 22 cidades da Colômbia e 75 distribuídas nos Estados Unidos, México, Aruba, Panamá, Equador, Peru, Chile e Espanha. Até o final do ano, projeta-se alcançar as 250 lojas no mundo, com aberturas em El Salvador, Kuwait e Malásia, disse ao lembrar que em 2014, projetam-se aberturas em países da região, tais como Guatemala, Costa Rica e Bolívia, e uma expansão das operações no Oriente Médio e Norte da África, onde se abrirão lojas nos Emirados Árabes Unidos, entre outros mercados.

Do ponto de vista de lucros do negócio, tanto o aumento dos lucros operacionais, como uma gestão adequada e rígida sobre os custos, permitiu que a relação custo versus lucros operacionais se reduzisse, passando para 41% em 2012 (até setembro) para 39% no mesmo período de 2013.

A Procafecol paga ao Fundo Nacional de Café (FoNC) direitos autorais pelo uso da marca Juan Valdez, dinheiro que é revertido para fornecer bens públicos aos cafeicultores colombianos. Entre janeiro e setembro de 2013, esses direitos gerados pela operação direta da Procafecol superam os 4,5 bilhões de pesos (US$ 2,39 milhões), os quais se contabilizam como um gasto para a empresa. Nenhuma outra companhia do setor aloca uma proporção de suas receitas e um valor de recursos comparáveis, que se utiliza em projetos de sustentabilidade da cafeicultura.

Fonte: Cafépoint
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