london
são paulo
new york
SAFRA   09/10/2013
Produção de café da Colômbia ao fechamento do ano cafeeiro superou as 9,9 milhões de sacas

Como resultado de programas ambiciosos de renovação implementados nos últimos anos, que permitiram elevar a produtividade e as condições de sanidade vegetal dos cafezais, a produção registrada de café na Colômbia, principal produtor mundial de café arábica suave lavado, superou as 9,9 milhões de sacas de 60 quilos durante o ano cafeeiro (outubro de 2012 a setembro de 2013). Dessa maneira, a produção colombiana registrou um crescimento de 30% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os bons resultados na colheita cafeeira são consequência do desenvolvimento e implementação acertada dos acordos pela prosperidade cafeeira, que têm permitido converter os cafezais colombianos e aumentar significativamente sua produtividade.

“Os resultados são contundentes e levam à conclusão de que vamos superar de maneira folgada nossa meta inicial de 10 milhões de sacas para o ano civil de 2013. O país pode acreditar que o café seguirá ajudando significativamente no crescimento que vem mostrando o PIB agropecuário”, disse o gerente geral da Federação Nacional de Cafeicultores, Luis Genaro Muñoz Ortega.

Ele disse que os maiores volumes de produção têm ajudado muitos cafeicultores a compensar em parte a difícil situação pela qual estão passando como consequência dos baixos preços internacionais do grão.

Em setembro desse ano, a produção de café alcançou 860 mil sacas, 66% a mais que na colheita registrada no mesmo mês do ano passado, quando foram produzidas 519 mil sacas. Com esses resultados, esse é o mês de setembro com maior produção desde 2007. Dessa forma, nesse ano, a produção cafeeira cresceu em 40%, chegando a 7,6 milhões de sacas.

Por outro lado, as exportações de café durante o ano cafeeiro (outubro de 2012 a setembro de 2013) mostraram igualmente um bom comportamento, superando as 8,8 milhões de sacas, o que significa um crescimento de 21% quando comparado com as 7,3 milhões de sacas vendidas aos mercados internacionais no mesmo período do ano anterior.

As exportações de café em setembro de 2013 cresceram em 29%, quando foram exportadas 681 mil sacas, frente às 517 mil sacas exportadas em setembro de 2012.

Fonte: Federacion de cafeteros / Cafépoint
Página Inicial Mais Notícias


Barão Comissária de Café Ltda
Alameda Otávio Marques de Paiva, 220 - Bairro Santa Luiza - Varginha/MG
Telefax: (35) 3214-7725