london
são paulo
new york
CLIMA   25/07/2013
Boletim meteorológico do café

Semana com chuva em toda a área produtora e frio intenso no Paraná

Frente fria avança lentamente pela região produtora, trazendo chuva ao Paraná e em todas as áreas do Sudeste entre segunda-feira e quinta-feira. De uma forma geral, estima-se acumulado entre 5mm e 15mm na maior parte dos municípios produtores com extremos de 30mm na Baixa Mogiana e sul de Minas Gerais. Além disso, na madrugada da quarta-feira, o avanço de uma forte massa de ar polar com intensidade de 1030 milibares causa acentuado declínio da temperatura no Paraná com mínimas entre -1°C e 1°C. Apesar da chuva dos dias anteriores e presença de alguma nebulosidade na madrugada da quarta-feira, o frio será intenso, provocando geada nas áreas produtoras do Estado. A temperatura também cai no Sudeste, porém sem potencial para danos aos pés de café de São Paulo e de Minas Gerais.

A partir da quinta-feira, o frio perde força em toda a região produtora.

Sudeste*

25/07
Nesta quinta-feira, a frente fria que atua na costa do Sudeste mantém a condição para chuva entre o leste de São Paulo, boa parte da metade sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santos. Ao longo do dia há previsão de chuva mais forte para a Região do Vale do Paraíba. Além disso, apesar de um leve aumento das temperaturas, a sensação de frio permanece ao longo do dia em grande parte da Região.

26/07
Na sexta-feira, as instabilidades se afastam do Sudeste e o tempo volta a ficar firme na maior parte da Região. No leste da Região a nebulosidade persiste e ainda há previsão de chuvas fracas e isoladas entre o leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro, além do Espírito Santo e litoral sul de São Paulo. Com relação as temperaturas, a previsão é de mais uma manhã com sensação de frio na maior parte do Sudeste, mas as máximas já apresentam uma pequena elevação se comparadas as registradas nos últimos dias.

Tendência
No sábado, a massa de ar frio e seco segue predominando sobre a Região, com isso a previsão é de um dia ensolarado sobre todo o Sudeste.Em relação as temperaturas, de uma forma geral, as mínima terão um pequeno aumento, mas mesmo assim segue a sensação de frio no começo do dia e a tarde será de temperaturas mais agradáveis devido ao predomínio do sol. Além disso, sobre o norte de Minas Gerais há alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar. Pelo menos até a primeira semana de agosto, não há previsão de chuvas significativas para a Região. Aos poucos, volta a se configurar uma condição de tempo mais típica do inverno no Sudeste com sensação de frio no começo do dia e temperaturas mais elevadas a tarde. Além disso, os índices de umidade relativa do ar voltam a ficar abaixo do ideal na maior parte do Sudeste.


Fonte: Cafépoint
Página Inicial Mais Notícias


Barão Comissária de Café Ltda
Alameda Otávio Marques de Paiva, 220 - Bairro Santa Luiza - Varginha/MG
Telefax: (35) 3214-7725