london
são paulo
new york
EXPORTAÇÕES   30/03/2020
Importadores de café estocam por medo de contenção


Importadores de café em vários países consumidores de grande porte estão fazendo reservas, levando até um mês antes de seus pedidos para evitar possíveis interrupções no caso de uma interrupção nas cadeias de suprimentos diante do cenário de uma nova pandemia de coronavírus.

Com medidas de contenção em vigor em muitos países para tentar conter a disseminação do vírus, as cadeias de suprimentos são penalizadas por restrições ao comércio internacional e à quarentena, que contribuem para o declínio da carga aérea. , bem como transporte terrestre e marítimo.

Ao contrário de muitas matérias-primas, o café tem visto seus preços subirem, diante do cenário de forte demanda e oferta prevista, o declínio já em andamento deve piorar com a disseminação do vírus.

Até agora, os futuros de café arábica permaneceram positivos em março, enquanto os de petróleo caíram 50% e o Dow Jones caiu 15%.

"Recebemos pedidos de compradores de todos os principais países - Estados Unidos, Japão, Alemanha", disse o funcionário de um dos principais exportadores brasileiros de café, que pediu para não ser identificado. "Basicamente, todas as principais torrefadoras do mundo. Eles querem obter o café rapidamente, apenas por precaução."

"Os torrefadores e comerciantes estocam porque antecipam escassez de oferta", disse um trader de Londres, que disse que já tem "certas (ordens) que não pode cumprir".

A Cecafe disse que os embarques estavam ocorrendo normalmente no momento. A organização, no entanto, enfatizou que as companhias de navegação alertaram para a interrupção nos próximos meses, quando o Brasil estará no meio da maior colheita de sua história, estimada em 70 milhões de sacas, segundo analistas independentes.

Além da desorganização esperada das cadeias de suprimentos, a atual crise de saúde pode penalizar o próximo período de colheita em vários países produtores, devido à falta de mão-de-obra.

"A colheita deve começar no final de abril e no início de maio e temos que nos preparar para que as medidas de contenção (anunciadas na semana passada) sejam estendidas para além de 13 de abril, o que é muito provável", disse Roberto Velez, presidente. da Federação de Produtores de Café da Colômbia.

Mesmo que os plantadores e seus empregadores estejam isentos dessa obrigação de contenção, será difícil transferir e hospedar cerca de 150.000 trabalhadores em condições sanitárias adequadas, disse ele, acrescentando que também será difícil processar os grãos de café. e enviá-los.

Se os preços do café atingirem um recorde histórico, de acordo com Roberto Velez, "será à custa de problemas logísticos, com o coronavírus e o medo".


Fonte: Reuters
Página Inicial Mais Notícias


Barão Comissária de Café Ltda
Alameda Otávio Marques de Paiva, 220 - Bairro Santa Luiza - Varginha/MG
Telefax: (35) 3214-7725