london
são paulo
new york
SAFRA   15/01/2015
Produção de café da Alta Mogiana pode cair mais da metade em 2015/16

A produção de café arábica na região da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), localizada na Alta Mogiana paulista, vai cair mais da metade em 2015/16, afirma o presidente da entidade — e coordenador do CNC —, Maurício Miarelli (foto: Sivanilto Cruz). Em 2014, ele estima que foram colhidas 2,3 milhões de sacas na região – incluindo a produção de cafeicultores não cooperados.

De acordo com ele, é natural que haja quebra em ano de baixa bienalidade, mas em 2015 o recuo será mais acentuado em função dos reflexos da seca no início de 2014 – que influenciou o desenvolvimento dos ramos para a safra posterior –, além da falta de chuvas neste mês e, provavelmente, no próximo.

Miarelli comenta que uma colheita menor já era esperada em 2014, mas a seca deste ano aumenta os receios de produtores. Em novembro e dezembro, houve precipitação na região, mas a partir do Natal não caiu mais um milímetro sobre as lavouras. Somado a isso, há as altas temperaturas, que são de, em média, 33 a 34 graus Celsius.

"Estamos submetidos a uma situação similar à do ano passado. Se o quadro de estiagem permanecer, vai ser pior do que em 2014", lamenta, frisando que não está muito otimista. Em relação à comercialização da safra de 2014, o presidente da Cocapec informa que pouco mais da metade já foi negociada.



Fonte: Safras
Página Inicial Mais Notícias


Barão Comissária de Café Ltda
Alameda Otávio Marques de Paiva, 220 - Bairro Santa Luiza - Varginha/MG
Telefax: (35) 3214-7725