london
são paulo
new york
SAFRA   12/12/2013
Clima favorece safra 2014/15 de café no Brasil

SÃO PAULO, 10 Dez (Reuters) - O desenvolvimento da próxima safra de café (2014/15) do Brasil, maior produtor global da commodity, está satisfatório, com as lavouras sendo favorecidas por chuvas que ajudam na granação, disseram especialistas, que não descartam uma colheita recorde.

"As chuvas que vêm ocorrendo, mesmo de forma irregular e em sua grande maioria na forma de pancadas, estão possibilitando uma manutenção da umidade do solo e consequentemente dando condições ao desenvolvimento das lavouras...", afirmou o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar, em nota nesta terça-feira.

Segundo ele, com as boas condições climáticas, o Brasil poderá registrar um novo recorde em 14/15, com colheita se intensificando a partir de junho no país.

O Brasil colheu a sua maior safra para um ano de baixa bienalidade do arábica em 2013/14, com produção estimada em 47,5 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na temporada 2012/13 (de alta bienalidade), a colheita brasileira atingiu um recorde histórico de 50,8 milhões de sacas, segundo a estatal.

A perspectiva de uma nova grande safra em 2014 tem mantido os preços no mercado internacional em patamares baixos nos últimos meses.

O café negociado em Nova York tocou uma mínima de sete anos, de pouco mais de 1 dólar por libra-peso, no início de novembro, pressionado pela expectativa de grande oferta brasileira e da recuperação da produção na Colômbia.

Nesta terça-feira, o contrato março era negociado a 1,1045 dólar.

"A safra 2014/15 é de bienalidade positiva e, assim, espera-se aumento na produção nacional frente ao volume colhido em 2013/14", disse o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em análise nesta terça-feira.

No Sul de Minas Gerais, agentes locais indicaram ao Cepea que as lavouras já estão em fase de granação e o desenvolvimento tem sido satisfatório, com o clima colaborando.

Nas regiões paulistas da Mogiana e de Garça (SP), segundo o Cepea, fontes do mercado relatam que os "chumbinhos estão começando a granar e, até o momento, o desenvolvimento também tem sido satisfatório".

As lavouras de café robusta no Espírito Santo também estão em fase de granação, segundo o Cepea.

"Agentes locais comentam que o clima tem sido favorável ao desenvolvimento dos grãos, com bom volume de chuvas, intercalado com dias de sol. Se tudo correr bem nos próximos meses --chuva dentro do esperado deste mês até fevereiro--, a expectativa de colaboradores consultados pelo Cepea é de que o volume produzido supere o colhido em 2013/1", disse o centro.



Fonte: Peabirus
Página Inicial Mais Notícias


Barão Comissária de Café Ltda
Alameda Otávio Marques de Paiva, 220 - Bairro Santa Luiza - Varginha/MG
Telefax: (35) 3214-7725